Bem-vindos!

Olá! Bem-vindos ao Thais Etc, meu novo blog pessoal! Mas afinal, hoje em dia, o que significa ter um blog?

Bem, na minha época *cof cof* #VelhaDetected, lá pelo ano 2000, quando criei meu primeiro blog, ele nada mais era do que um diário onde a gente falava sobre nosso dia a dia, além de fazer comentários sobre filmes, séries, música e tudo mais. Era o seu espacinho na internet – muito parecido com o seu perfil do Facebook – mas não, ainda não tinha essa coisa de rede social. Você conhecia as pessoas naquela época justamente por meio dos blogs!

Daí vinha todo o lance de criatividade ao escrever um texto, mudar o layout, etc. Ah, e não tinha essa coisa de domínio e hospedagem. Blogspot e afins eram o must da época. Saber mexer com HTML e CSS fazia toda a diferença. Aos poucos, a coisa foi evoluindo. Em 2003, o Orkut começou a bombar. Foi a primeira rede social que conhecemos. Os blogs co-existiam nesse espaço. Alguns deles começaram a ser feitos dentro de um domínio próprio, mas só quem era muito chique pra fazer isso, viu?

Amizade

Em 2007, depois de já ter tido uns 5 ou 6 blogs (basicamente, a gente enjoava do nome, do layout, etc), acabei conhecendo o Blogueria, um grupo de blogueiras que se encontrava para sair e se divertir. Conheci pessoas lindas lá, e mantenho contato com algumas até hoje. As agências de publicidade começaram a perceber que blogueiras podiam ser um ótimo canal, pois apontavam tendências e geravam influência.

Alguns consideram esse o começo do fim. A fama, atrelada ao fato de se ter um blog, aos poucos começou a ser vista pelas novas gerações que chegavam à internet como a regra, e não exceção – como era de verdade. Ainda estávamos começando com Twitter e Facebook. YouTube? Nem pensar. Nem sei se existia, ninguém usava. A internet ainda era discada para muita gente. E quanto mais pessoas passavam a ter acesso à internet, menos as blogueiras “de raiz” se sentiam à vontade de expor suas vidas naquele espaço público.

Em busca da fama

A internet cresceu. Nosso “lugar seguro” já não era mais tão seguro assim. As mídias sociais explodiram. Face, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest, Snapchat, Periscope… é tanta coisa que a gente até se perde. Como criar conteúdo para tantos canais? E com qual objetivo, afinal? Blog era texto escrito, tinha uma linguagem própria, específica. Não era mídia. Não era pra ganhar fama. Não era pra ganhar like (não existia like!). Era uma forma de fazer amizades a partir do que temos dentro, e não fora da gente.

Tá bom, tá bom, mas o que é o Thais Etc?

Basicamente, é um blog com tudo o que eu gosto e tenho vontade de escrever sobre: filmes, séries, livros e quadrinhos, carreira de comunicação e tradução, dicas de vida, comportamento, etc. Um espaço para colocar algo de legal no mundo. Para exercitar a escrita. Para criar laços. Para fazer boa arte. Enfim, para expressar minha criatividade. Para deixar algum legado nesse mundo, alguma marca, repassar a gentileza, enfim. Tudo com 99% bom humor (haja gifs!) e aquele 1% de seriedade acadêmica, referências obscuras e tudo o mais!

Como vai funcionar?

Tem post novo toda semana, às segundas-feiras, acompanhado de newsletter (é só se inscrever aí do lado!). Nas redes sociais, além de divulgar o conteúdo do blog, também vou repassar conteúdos de outros sites, em português e em inglês. Não vou usar um Twitter só para o site, afinal isso é um blog pessoal. Só a página do Facebook que será específica para o blog. Não costumo usar Snapchat e Periscope, mas prometo ~tentar~.

Espero que vocês se divirtam e se inspirem junto comigo! 🙂

E mais uma vez, bem-vindos ao Thais Etc!

 

Siga o blog Thais Etc nas redes sociais!

Anúncios

7 comentários sobre “Bem-vindos!

  1. Nossa, verdade! Antigamente os blogs e as coisas na web tinham esse negócio se ser um “safe place”. Hoje em dia tá tudo tão diferente, tão exposto… a internet virou uma praça pública e muita gente não percebe que não está num “safe place” e expõem mais do que deve ou gostaria.
    A evolução da internet com certeza foi boa… mas ter um cantinho escondido faz falta. Às vezes tudo que a gente precisa é escrever sobre algo, mas não necessariamente que todo mundo leia. É por isso que ainda mantenho o meu tumblr meio “obscuro” xD

    Curtir

  2. S2 Blogueria!
    Saudadezinha daquele tempo! Eu estou torcendo para que cada vez mais as pessoas (e marcas, pois o blog é meu trabalho também) percebam como é legal e importante ter um espaço seu na internet e não ficar dependendo de redes sociais, como era antigamente… bem vinda de volta!

    Curtir

  3. Oi, Thaís!

    Tudo bem?
    Primeiramente, feliz aniversário! Tudo de bom para você, sempre 🙂
    Nossa, que ótimo saber que você criou um blog pessoal para compartilhar tudo aquilo que você gosta. Já te acompanho há um tempo lá pelo DWBR e fiquei muito feliz por poder acompanhar por aqui também. Faz um tempo que venho sentindo saudade dos blogs mais pessoais, daqueles que a gente podia conhecer um pouco de quem escrevia, sem aquela pressão de parecer sempre profissional. Bem isso de “lugar seguro’ que você mencionou. Vou adorar ler os seus posts e já tô super empolgada aqui 🙂

    Beijos !

    Michas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s