Dando visibilidade para blogs e vlogs

Que tal dar aquela força para quem está começando a criar um blog ou um vlog? Confira essas dicas e dê mais visibilidade para os produtores de conteúdo!

Criar conteúdo para a internet hoje em dia é um verdadeiro desafio. São muitas pessoas produzindo e consumindo, e por isso o conhecimento de técnicas e tendências é fundamental. Produção de conteúdo é algo complexo, e mesmo para quem tem experiência e sabe fazer algo de qualidade, alcançar as pessoas certas envolve uma boa dose de estratégia e paciência.

Blogs e vlogs competem pelo seu lugar ao sol com a grande mídia, cheia de dinheiro para desembolsar em ads, além das atualizações de nossos amigos do Facebook. Assim, fica complicado para quem está começando ganhar visualização, mesmo quando o conteúdo é bom. É claro que, aos poucos, quem sabe fazer coisas legais de verdade vai ganhando seu espaço. Mas eu também acho que os blogueiros e o público geral devem ser mais unidos e lutar por seus direitos nesse mar profundo que é a internet. Como fazer isso? Dando visibilidade para blogs e vlogs, não só comentando, mas também compartilhando esses conteúdos por aí. Confira essas 4 dicas!

1 – O conteúdo é de qualidade

Acredite: o pessoal que tá criando blog e vlog por aí é gente de alta qualidade. Claro que tem muuuuita coisa ruim, mas se você for criterioso e curioso, vai achar muita coisa boa. Acredite. Eu me surpreendi bastante quando retornei ao mundo dos blogs, porque vi coisas muito legais. Existem vários grupos organizados no Facebook que criam temas para postagens, e as participantes sempre comentam nos blogs das outras. Isso é muito legal. Garante a visibilidade para quem cria e abre um mundo de possibilidades para quem gosta de ler blogs. Mas não podemos ficar só entre blogueiros. Todos devem entender a importância dos blogs e vlogs, que criam cultura e conhecimento válidos não só para a internet, mas também para o mundo real.

2 – Os algortimos do Facebook acabaram com quem é pequeno

A minha página tem pouquíssimos likes, afinal eu comecei o blog em maio. Vocês realmente acham que meu conteúdo chega em muita gente? Infelizmente, não 😦 Pra piorar, as pessoas que curtem não compartilham meus conteúdos, socorro! Comofas? Bem, gente, é preciso ter paciência mesmo. Por isso que eu apoio a divulgação nas suas mídias sociais. Pensa que aquele cara com poucos likes tá suando a camisa pra fazer coisa boa, mas se ninguém tá assistindo, ele vai querer desistir, fazendo com que as pessoas sejam obrigadas a consumir apenas o que tá “bombando”. Isso abafa a pluralidade de vozes. Sempre que você gostar de um conteúdo de um blog ou vlog, COMPARTILHA! Dá like! Mostra pros amigos!

like-joinha-youtube-facebook

3 – Faça uma lista no Face e Twitter para acompanhar melhor

Existe uma técnica no Facebook que dá pra você acompanhar todas as pages que você gosta, sabia? É assim:

Facebook

  • Na sua barra lateral da esquerda no Face, clique em “INTERESTS” (obs: NÃO clicar em “Pages e Public Figures”). Você vai cair na página https://www.facebook.com/bookmarks/interests
  • Ali você clica em “Criar lista”. Vai abrir uma janela pra você escolher as páginas que você quer adicionar a essa lista. Aí você escolhe as páginas que você quer (não vai esquecer do Thais Etc!) e vai em Next. Escolhe o nome da lista, e se quiser, deixa ela privada (pra ninguém te julgar, né?) 😀
  • Pronto. Agora você pode acessar essa lista e não vai perder nenhuma atualização dos seus blogs e sites favoritos. E mais: pode compartilhar no seu Face ou na sua page ou onde você quiser!

Twitter

  • Entre em https://twitter.com/*seu usuário*/lists
  • Na barra direita, clique em “Criar lista”. Dê um nome e escolha se será privado ou público
  • Adicione usuários a essa lista a partir da barra de pesquisa
  • Acesse sua lista em https://twitter.com/*seu usuário*/lists/*nome da sua lista*

youtubers

4 – Sempre que possível, compartilhe os conteúdos que gostou, mesmo eles sendo de canais menores

É muito fácil compartilhar vídeos da Jout Jout, Mandy Candy e Lorelay Fox. Sim, elas são divas, incríveis e maravilhosas. Mas desse jeito, as pessoas vão sempre consumir as mesmas coisas. Saia da sua bolha, conheça coisas novas e nem tão badaladas assim, mas que também podem ser engraçadas, divertidas e legais. Se você compartilhar algo realmente legal, seus amigos também vão curtir.

E é claro que eu vou finalizar esse post com uma lista de blogs e vlogs, que não necessariamente estão começando, mas que produzem conteúdos excelentes! Confira!

Canais do Youtube

Canal do Pavão

Combo Coffee

Cosmonauta

Kiki Bélico

Nerd no Canadá


Blogs e sites

Bits ‘n’ Bobs

Claramente Insana

Estrangeira

Izabella Cordeiro

Michas Borges

Necessidade Básica

O mundo da Ana

Outro Blog

Pamela Rebelo

Sai da minha lente

Yasmin Bueno


Comportamento e dicas de vida

Bramare

Cookies and Words

Gisela Vallin

Ohana Nery

Prazer, EU

Rafa Tavolaro

Tudo Energia

 

Siga o blog Thais Etc nas redes sociais!


Anúncios

23 comentários sobre “Dando visibilidade para blogs e vlogs

  1. Menina, tava aqui lendo esse post delicioso quando vejo meu bloguinho na lista ❤ Obrigada pela lembrança! Ahhhh e adorei a dica de criar listas no facebook, não sabia que isso existia! Tô fazendo a minha lista de bloguinhos amados lá, e já vou aproveitar pra visitar todos os blogs e canais que tu listou aqui! Beijão! ♥

    Curtir

  2. Ai aquele momento de felicidade em encontrar meu espaço nessa lista, meu Deus hahahaha
    Eu conheci o canal do seu namorado por sua causa e vire e mexe estou por lá.
    Infelizmente o facebook dificultou muito nossa vida e a tendência é piorar em todas as redes sociais.
    A única que ainda vale a pena investir é no Pinterest, e sei lá por quanto tempo né rs

    Beijos!!

    Curtir

    • Hahahah que bom que ficou feliz com a indicação 🙂 E que bom que curtiu o canal do Freddy!

      Jura que Pinterest funciona? Não movimento muito o meu, não. Mas esse lance dos algoritmos tá dificultando nossa vida mesmo.

      Beijos!

      Curtir

  3. Thais do céu! Não me mata do coração! MUITO OBRIGADA POR TER INDICADO! SÉRIO MESMO!
    Entrei aqui para ver esse post maravilhoso e me deparei comigo na sua lista maravilhosa! Isso faz tudo valer muito a pena!
    E realmente, seu post tá maravilhoso! Sou super adepta de divulgar o conteúdo dos colegas por aí, e acho uma coisa tão bacana!
    🙂

    Curtir

  4. Amei as dicas! Meu blog não é nada novo, mas tem uma baixíssima visualização. Eu sei o quanto é complicado ganhar leitores, principalmente quando você não tem tanto tempo disponível para viver nas redes divulgando e tudo mais.
    Mas é passinho de formiga mesmo, paciência e força ^^.
    Mas eu sempre prefiro visitar blogs menos visados, pois muitos blogueiros depois de bombar por aí perdem a essência.
    Não sabia que podia fazer essas listas no Face e no Twitter, achei super útil!
    Beeijos

    Curtir

  5. Oooi! Tudo bem?

    Ai, nem me fala. Eu tive um blog antes e demorou dois anos pra eu ter um público fiel e considerável (mas ainda assim modesto), com parcerias e tal. E aí o que a pessoa fez? Abandonou por conta de faculdade. Aí agora que resolvi voltar, tô com um conceito todo diferente na cabeça e queria começar do zero, voltado pra outro público e tal, e excluí o dito cujo. Quis me matar depois, mas acho que foi a melhor escolha. Afinal, acho que a gente tem que dar mais valor à pessoas que realmente nos lêem e gostam do que escrevemos, do que publicar qualquer coisa e aceitar aqueles comentários mecânicos e sem conteúdo só por uma questão de números e “fama”. Eu tento ajudar ao máximo, e agora que conheci seu cantinho relaxa que farei minha parte! Haha já vou sair te seguindo nas redes já. Ai, adoro listas! Tenho várias: família, amigos, blog, séries… Facilita muito a vida mesmo. Vou dar uma olhada nas suas dicas de vlogs e blogs, até porque sou viciada e tô sempre atrás de coisas novas. Ótima iniciativa!

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    Curtir

  6. Olá Thaís!!
    Acho muito bacana sua iniciativa, realmente criar conteúdo da um trabalhinho danado. Estava cuidando das administrações do meu blog e vi que algumas pessoas foram direcionadas papa ele através do seu site e vim aqui conferir do que se tratava!
    Muito obrigada por me indicar, fiquei super feliz de estar aí na sua listinha ❤ São essas coisas que nos animam a criar mais!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s