7 sites essenciais para tradutores

Confira 7 sites essenciais de dicionários que ajudam os tradutores a buscar significados de palavras e sinônimos.

É um costume entre tradutores dizer que não basta saber falar inglês (ou o idioma que se traduz). O mais importante é saber escrever bem em português. A verdade é que saber a língua de destino é mais do que fundamental para que uma tradução fique boa, dando menos trabalho para os preparadores e editores e garantindo a qualidade do seu trabalho. A grande maioria do material que pegamos para traduzir traz desafios. É praticamente impossível não consultar um guia – seja dicionários ou materiais de temas específicos – no momento de uma tradução. Como eu trabalho com vários temas diferentes, tenho que consultar de tudo, seja em inglês ou em português. Esses materiais podem ser tanto físicos, como livros, guias e afins, como os recursos online.

Aqui está uma lista de 7 sites que podem ajudar o tradutor que se depara com uma palavra desconhecida, termos coloquiais, sinônimos e afins.

Michaelis

Português: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/

Inglês: http://michaelis.uol.com.br/moderno-ingles/

Nova Ortografia: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/nocoes-gramaticais/sobre-o-acordo-ortografico-da-lingua-portuguesa/

Esse é um dicionário padrão e gratuito, com uma excelente base de dados. Eu costumo utilizar tanto a versão do dicionário de português para definição de termos, quanto a versão em inglês, que traz somente a tradução, não a descrição.

sites-traducao-michaelis-01

sites-traducao-michaelis-02
Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

O famoso VOLP não traz definições de palavras, mas ele mostra se uma palavra existe ou não. Ótimo para se descobrir a grafia correta de uma palavra, como essa aí do exemplo. Eu fiquei na dúvida se mal-entendido tinha ou não o hífen. É só colocar as duas formas e ver qual aparece. Se ele não encontrar nenhum resultado, a palavra não existe. Simples assim. Também ótimo para saber como fica a grafia de termos em inglês, como off-line, que leva hífen.

sites-traducao-volp

Oxford

O Oxford é o tradicional dicionário da universidade britânica e oferece diversos exemplos de frases de uma determinada palavra. Ele também dá a opção de ouvir a palavra no sotaque britânico e americano, traz sinônimos, etimologia e muito mais. Completíssimo.

sites-traducao-oxford

Sinônimos

O site Sinônimos é um dos que eu mais uso no dia a dia. O que acontece muitas vezes é o seguinte: o texto traz duas palavras diferentes em inglês, mas no português, só temos uma palavra para traduzir aquilo. Nesse caso, recorremos ao dicionário de sinônimos em português para não repetir essa mesma palavra.

sites-traducao-sinonimos

Thesaurus

O Thesaurus faz a mesma coisa que o Sinônimos, mas em inglês. É útil quando estamos fazendo tradução reversa, ou até mesmo para descobrir o significado de uma palavra mais obscura. Ele também oferece antônimos, o que pode ajudar bastante. Ele faz parte do mesmo grupo do Dictionary.com, que funciona bem, embora não seja tão completo quanto o Oxford.

sites-traducao-thesaurus

Urban Dictionary

O Urban Dictionary é excelente para expressões coloquiais, principalmente gírias adolescentes e jargões de várias áreas. Sabe aquelas palavras em português que os gringos não entendem, como “pode crer” ou “miga, sua louca”?. Então, é bem por aí!

sites-traducao-urbandictionary

Google Translator

Sim, o famigerado Google Tradutor. Por que ele entra nessa lista? Porque, se usado com moderação, ele funciona muito bem. Porém, é preciso ter um discernimento enorme, e por isso recomendo apenas para quem tem um inglês afiadíssimo e muita desconfiança em relação às coisas da vida. Ele é extremamente básico, e só deve ser usado quando não se sabe a tradução de uma ou outra palavra simples. Não tem como usar o Translator para coisas mais complexas, gírias, acrônimos e afins, e muito menos em frases inteiras. Porém, muitas vezes, ele dá vários sinônimos e definições interessantes. Mas fica o aviso: use com moderação!

sites-traducao-google-translate

Dica extra: VocabuLando

Além de todos esses sites, recomendo também o livro VocabuLando, da Isa Mara Lando, que eu considero fundamental na vida de qualquer tradutor! Para comprar o VocabuLando, clique aqui!

banner-vocabulando

Se você é tradutor, também usa esses recursos? Conhece outros sites interessantes? Deixe suas dicas aí nos comentários!

Siga o blog Thais Etc nas redes sociais!


Anúncios

8 comentários sobre “7 sites essenciais para tradutores

  1. Oi, Thais!
    Dicas muito boas! Eu uso muito o onelook.com que faz uma busca e exibe uma lista de vários dicionários monolingues inglês, o wordreference para bilíngue, Wikipédia para termos (dps precisa dar uma pesquisada, mas ajuda bastante) e o ozdic que é para collocation.
    Beijos
    Tati

    Curtir

  2. Adorei as dicas! Alguns deles, eu já uso, apesar de não ser tradutora, mas não conhecia o de sinônimos e nem o Urban. Sou professora de português e de inglês e, às vezes, traduzo/corrijo textos apenas para amigos.

    Curtir

  3. Oi Thais! Suas dicas são muito boas, mas tem coisa muito boa faltando ali. Dê uma olhada no Linguee, no IATE e no glossário do ProZ. Eu trabalho praticamente só com eles, menos quando pego alguma coisa muito específica, tipo “navegação “, porque daí tenho que recorrer a glossários específicos mesmo.

    Curtir

  4. Thais! Adorei ver essas dicas! Principalmente porque não sabia do site do Michelis! Vou usar sempre!
    Eu gosto muito de usar para tradução um site chamado Word Reference. Eu gosto dele porque além do significado das palavras ele ainda oferece sinônimos e quando você usa uma palavra ou outra. Usava bastante no meu último emprego, e era sucesso!
    🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s